VERA
MÓNICA
ACTRIZ
Vera Mónica nasceu em 7 de Abril de 1956 no Rio de Janeiro. Filha da fadista Lina Lopes (Emelina dos Mártires Lopes, 1925-2006), viajou muito com a mãe.
A sua juventude é passada em Luanda, Angola, onde se estreou como cantora em 1969 na Discoteca Tamar. Começa a chamar a atenção e estreia-se pelas mãos de Carlos Quintas e António do Cabo no luandense teatro Avenida, com a peça “Família até Certo Ponto".
Mais tarde participa em “Só as Borboletas São Livres” onde contracena com Vasco Morgado (filho), em “O Processo de Jesuse em Antígona”
Quando vem para Lisboa, estreia-se no teatro Capitólio no dia 26 de Abril de 1974 com Laura Alves e Nicolau Breyner, na comédia “A Menina Alice e o Inspector”.
Passa para o teatro Maria Vitória, no Parque Mayer, onde se estreia na sua primeira revista, “Até Parece Mentira”, no dia 19 de Outubro de 1974. Segue-se outra revista “P'ra Trás Mija a Burra” (1975), no teatro ABC, Parque Mayer e em 1976, Vasco Morgado convida Vera Mónica para integrar o elenco do musical “Godspell”, no teatro Villaret.
No teatro da Trindade, faz a opereta “A Invasão”, com Carlos Quintas. Faz televisão, grava discos e percorre o mundo. Entre os elogios recebidos destacam-se o de Laura Alves, que admirava o seu porte em cena, ou os de César de Oliveira, José Carlos Ary dos Santos e Ivone Silva que lhe chamavam "Vera Mónica, a actriz versátil".
Em 1996, depois da revista “Ai Quem Me Acode”, no teatro ABC, Vera Mónica deixa as luzes da ribalta. Vai viver para Itália, onde reencontra o amor de novo, continua a representar e dá voz ao fado.
Só em 2005 regressa a Portugal. Volta aos palcos para um musical “A Canção de Lisboa” de Filipe La Féria. Entretanto entra em outros musicais e na carreira aquando da revista “Agarra Que É Honesto” no teatro Maria Vitória.
Seguem-se vários trabalhos na televisão e o regresso à revista portuguesa. Em 2018 participa nas séries de televisão: “Excursões AirLino” e “Circo Paraíso”.
ALTURA: 1,68m
T-SHIRT: M
CAMISA: M
CASACO: M
VESTIDO: M
CALÇAS: M
SAPATOS: 38
ACTING AGE: 65 - 75 ANOS